Cabelo elástico ou emborrachado? 3 Dicas do que fazer!



A vaidade das mulheres e o desejo por um cabelo perfeito fazem com que busquem tratamentos capilares envolvendo procedimentos químicos, como descoloração e alisamentos.

Estes procedimentos não oferecem risco à saúde nem danificam severamente os fios se forem aplicados na maneira correta, mas nem sempre isso acontece.

Algumas vezes, por conta do excesso de produto, da aplicação errada, da falta de um teste de mecha ou da baixa qualidade da marca, pode resultar em um cabelo com efeito elástico ou emborrachado, que só faz ter vontade de sentar e chorar!

Mas a boa notícia é que existem formas de recuperar os fios, tendo um pouco de paciência e os cuidados necessários para proceder da maneira correta.

Faça um cronograma capilar

Se o seu cabelo sofreu com o efeito elástico ou emborrachado depois de um procedimento químico, a primeira coisa a fazer é suspender o uso de qualquer outro químico e também de fontes de calor nos cabelos.

Isso inclui tintura, retoque de alisamento, mais descoloração, secador, chapinha e babyliss. Pare com tudo e então comece a fazer um cronograma capilar.

Este método não serve apenas para a recuperação de fios danificados. Ele pode ser feito sempre, com a orientação do seu cabeleireiro, como forma de manter seus fios hidratados, nutridos e fortes.

Mas para este caso, é preciso agir com um pouco mais intensidade para que o cronograma capilar recupere seus cabelos o quanto antes. Veja as recomendações:

  • Hidratação:

O cabelo danificado fica absolutamente seco e desnutrido, por isso, precisa ser reidratado para voltar a ter umidade. Comece a hidratar os cabelos utilizando produtos para este fim e que contenham bastante glicerina, proteínas hidrolisadas e vitaminas.


  • Nutrição:

Além da umidade, os cabelos também precisam recuperar os lipídios e a oleosidade natural. Utilize máscaras próprias para este fim, ricas em óleos à base de manteiga de karité, manteiga de murumuru, manteiga de cacau, manteiga de cupuaçu, manteiga de abacate, manteiga de macadâmia, óleo de coco, azeite de oliva, óleo de tutano, óleo de argan e óleo de amêndoas.

Procure por produtos ou fórmulas naturais que contenham estes óleos potentes para a recuperação e nutrição capilar.

  • Reconstrução:

Para reconstruir a sua fibra capilar, junto com a hidratação e a nutrição constantes, escolha produtos adequados para este fim e ricos em queratina, que é um componente natural dos cabelos responsável pela sua resistência e elasticidade. Veja como planejar o seu cronograma capilar:

1. Cronograma para cabelos em estado crítico

1ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução

2ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução

3ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução

4ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução

2. Cronograma para cabelos elásticos

1ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução

2ª semana: nutrição – hidratação – nutrição

3ª semana: hidratação – nutrição – reconstrução

4ª semana: hidratação – hidratação – nutrição

3. Cronograma para cabelos quase recuperados ou já saudáveis

1ª semana: hidratação – hidratação – nutrição

2ª semana: hidratação – hidratação – nutrição

3ª semana: hidratação – hidratação – reconstrução

4ª semana: hidratação – hidratação – nutrição



Comentar

nine − six =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.