1. Cheiro estranho
Se depois de lavar e trocar os lençóis a cada semana, algo ainda não cheira bem quando você está dormindo, pode indicar que você precisa de um novo colchão. Quando você considera o número de horas que passa na cama, não deve se surpreender de que, com o tempo, seu colchão absorva muitas bactérias e fungos desagradáveis. Se o seu quarto estiver úmido, ele poderá desenvolver até mofo.
2. Velho demais
Colchões modernos duram cerca de oito a dez anos. Com o tempo, o seu colchão perderá a firmeza. Também acumula óleo, umidade e pele morta.
3. Você não está velho, mas seu colchão sim!
Embora os problemas com seu colchão possam não ser tão óbvios, porque nem sempre é possível vê-los, seu corpo certamente dirá que algo está errado. Muitas vezes, dores e mal-estar levam as pessoas a dizerem que estão ficando velhas, quando na verdade o problema está no colchão.
4. Você vê insetos assustadores
Se você vir um sinal de algum inseto em sua cama, isso deve motivá-lo a obter um novo colchão. A maioria das pessoas não percebe que os insetos não são a única coisa com que precisam se preocupar. Os colchões mais antigos contêm ácaros que se alimentam da pele morta e se acumula no colchão. Um estudo conduzido pela Universidade do Estado de Ohio descobriu que o colchão comum pode ter de 100.000 a 10 milhões de ácaros.
5. Você não cuida do colchão
A fim de prolongar a vida do seu colchão, vire-o ou troque de lado algumas vezes por ano. Isso ajudará a cama a se desgastar uniformemente. Colchões de alta qualidade não precisam deste recurso.
6. Você dorme melhor quando está fora de casa
Outro sinal de que você precisa de um novo colchão é se você achar que tem uma melhor noite de sono no sofá, em uma cama de hotel ou na cama de um amigo. Sua cama deve ser onde você pode ter a melhor noite de sono.
7. Você tem sintomas de alergia ou asma
O acúmulo de ácaros em colchões velhos pode causar reações alérgicas, como nariz escorrendo, espirros e coceira no nariz, boca e garganta. Então, se você perceber que suas alergias não desaparecem mesmo quando os níveis de poeira diminuem, provavelmente é hora de investir em um colchão novo.
8. Seu corpo mudou
À medida que envelhecemos, nosso corpo precisa de outro tipo de apoio enquanto dormimos. Então, para ajudar com as dores, sua cama deve ficar mais firme à medida que você envelhece. Isso também depende se a pessoa dorme de barriga para baixo, de lado ou de costas. Ao escolher um colchão novo, leve seu travesseiro com você e deite em camas diferentes na posição em que você dorme todas as noites. É essencial que você não apenas teste a cama sentando-se ou empurrando-a com as mãos.
9. Colchão barulhento
Um colchão confortável não deve ranger, mesmo quando você está se agitando sobre ele ou simplesmente mudando de posição durante a noite. Então, se você ouvir o metal rangendo ou as molas como se estivessem deslocadas, isso pode significar que a base do seu colchão não é mais tão forte.